A Igreja Luterana



Atanásio, Bispo de Alexandria, no século IV, o redator do Credo Atanasiano

A Igreja Luterana tem sua origem em Jesus Cristo e, estando em continuidade com a igreja dos apóstolos, sustenta os Credos Apostólico, Niceno-Constantinopolitano e Atanasiano, escritos nos tempos da igreja indivisa, como base confessional.  
Pintura remonta o momento onde, em 1530, a Confissão de Aubsburgo é mostrada ao imperador Carlos V
A Igreja Cristã

A IGREJA CRISTÃ é a comunhão dos santos, isto é, a totalidade de todos aqueles que crêem em Cristo como seu único Salvador. Essa é a Igreja Cristã invisível. É considerada invisível porque ninguém pode ver a fé do outro. Ela é invisível para os homens, mas não para Deus, pois "o Senhor conhece os seus" (2 Tm 2.19).
Mesmo invisível, a presença da Igreja Cristã é reconhecida por sinais visíveis. Esses sinais são a pregação da palavra de Deus e a administração dos sacramentos do Batismo e da Santa Ceia. Dizemos, por isso, que a Igreja Cristã está presente onde é pregada a palavra e são administrados os sacramentos, pois a palavra de Deus jamais volta vazia (Is 55. 11).
 
A Igreja Luterana no Brasil
 
Muito cedo, luteranos aportaram no Brasil. Já em 1532, o filho de um amigo de Lutero, Heliodoro Eobano, desembarcou em São Vicente, SP, onde professou sua fé. 

Em 1844, o primeiro pastor luterano, Rev. Heinrich C. Schwan, autor da exposição (perguntas, respostas e versículos bíblicos) do Catecismo Menor de Lutero, chega ao Brasil e trabalha como missionário, até 1850, em Salvador, BA. Retornou aos Estados Unidos diante das grandes dificuldades encontradas, e foi presidente da Lutheran Church - Missouri Synod.
A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB), por sua vez, é uma igreja luterana confessional que teve início no Brasil nos idos de 1900, como resultado da ação missionária da Lutheran Church - Missouri Synod (Estados Unidos) entre imigrantes alemães no sul do país.
Hoje, a IELB congrega quase 225 mil cristãos de todos os estados brasileiros. Com o lema permanente "Cristo Para Todos", a IELB mantém diversas escolas e entidades de assistência social e tem se destacado nos últimos anos por enviar um número cada vez maior de missionários para outros países da América, Europa e África.

A Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) professa e subscreve a Confissão de Augsburgo (1530) como confissão de fé de toda a igreja, sendo ela uma exposição inequívoca das Escrituras Sagradas. A IELB mantém ordens litúrgicas tradicionais, porém não deixando de adotar novas formas contemporâneas de culto, mas sempre conservando elementos e conteúdos litúrgicos que remontam ao tempo em que a igreja cristã ainda era liderada pelos discípulos e apóstolos de Jesus Cristo.
A IELB contextualiza seus cultos, mas sem esquecer do conteúdo principal do culto cristão


A IELB rejeita movimentos entusiastas e separatistas, e diferencia-se em diversos aspectos na teologia e na prática eclesial dos movimentos posteriores a Reforma.
Cremos que a Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) é fruto da graciosa e contínua ação do Espírito Santo, que operou através da palavra e dos sacramentos. A IELB é um conjunto de cristãos que confessam o nome de Cristo, conforme o claro ensino da Escritura. A IELB é, apesar de suas fraquezas e limitações, um instrumento de Deus para a edificação de seu reino em nossa Pátria.
A IELB busca a verdadeira união da Igreja Cristã, que consiste na "preservação da unidade que o Espírito criou e opera", mantendo encontros e diálogos teológicos com outras igrejas. "Há somente um corpo e um Espírito... uma só esperança... há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos" (Ef 4. 4-6).

Nesse sentido, a IELB busca refletir os reformadores luteranos e seus discípulos que reuniram os textos com os quais reafirmaram a verdade bíblica nas discussões teológicas em um livro chamado o Livro de Concórdia, de 1580. A IELB busca a comunhão e a unidade com outras igrejas com base nas Escrituras Sagradas, conforme foi exposta em suas verdades centrais durante a Reforma. Nesta busca, a IELB mantém a posição que o seu compromisso com a unidade externa com outras igrejas deve sublinhar e confirmar: o compromisso com a verdade bíblica, conforme expresso no Livro de Concórdia. Com isso, não julga a fé alheia, mas sabe que, onde a palavra de Deus está em uso, o Espírito Santo opera a fé. (Rm 16.17; Mt 7.15; Jo 9) 

Por tudo isso, é importante saber que a Igreja da Confissão de Augsburgo não é uma denominação eclesiástica que surgiu durante a Reforma do século XVI, mas é parte da Igreja que sempre existiu, desde quando nosso Senhor exaltado ordenou aos seus discípulos que fossem testemunhas até os confins da Terra.

Para mais informações e história, acesse: www.ielb.org.br