Grupos de Atuação

A Comunidade São Marcos subdivide-se em departamentos, que são grupos específicos de atuação e vivência da Palavra de Deus e da fé cristã.

Escola Dominical

Em latim, a palavra Domine significa Senhor. Quando dizemos que possuímos um grupo chamado "Escola Dominical" estamos dizendo que esta escola pertence ao Domini, isso é, ao Senhor Jesus. Neste grupo, acolhemos crianças dos 3 aos 12 anos. Todos os cultos, ministramos aulas bíblicas para as crianças, de acordo com o calendário litúrgico da Igreja Cristã. Assim, mesmo saindo na metade do culto, as crianças continuarão o seu aprendizado dentro da temática trazida nas leituras bíblicas do dia e no sermão do pastor.

Grupo Jovem (JELB)

Os jovens têm seu espaço dentro da São Marcos. Duas vezes por mês, aos sábados, às 19h, eles se reúnem para vivenciar a sua fé e aprender mais da Palavra ao seu modo, estilo e gosto. As reuniões acontecem sempre no salão da igreja e, sazonalmente, o grupo de reúne para assistir filmes. Todo ano, os jovens participam do Congresso Distrital de Jovens, organizado pela diretoria distrital de jovens (DJPL), bem como dos festivais culturais realizados pelo DJPL.

Servas

As mulheres da São Marcos reúnem-se 2 vezes ao mês para, juntas, ouvirem a Palavra de Deus e também crescerem na fé e no amor uma para com as outras. As reuniões acontecem todas as 2ª e 4ª terças-feiras do mês às 14h30. Todo ano acontece o congresso distrital de servas luteranas, que pertencem à Liga de Servas Luteranas do Brasil.  As servas da São Marcos também se reúnem para fazer bolachas e outros quitutes, além de engajarem-se no serviço social através de brechós beneficentes e campanhas de alimentos e roupas.


Leigos

Os homens de nossa Comunidade também possuem um espaço próprio para o aprendizado da Palavra e para o lazer em conjunto. As reuniões acontecem no primeiro sábado de cada mês, às 20h. Os leigos também se reúnem para a prática de esportes (bocha, futsal e vôlei) e também para jantares sociais. Uma vez por ano, acontece o Congresso Distrital de Leigos, que pertencem à Liga de Leigos Luteranos do Brasil (LLLB).


Casais

Os casais da São Marcos reúnem-se sazonalmente para aprender um pouco mais sobre o que Deus quer para o casamento e família cristãos. Uma vez por ano, eles participam do ENCALU - Encontro de Casais Luteranos, que ocorre geralmente em novembro

Diretoria da Comunidade

Toda congregação luterana é dirigida por uma diretoria leiga, isso é, formada por membros que não exercem a função pastoral. Em dezembro de 2013, foi eleita a nova diretoria, que conduzirá os passos administrativos de nossa comunidade pelos próximos dois anos. São eles:

Marlene Huf - presidente
Claudemir Ferreira - vice-presidente
Luiz Lopes - secretário
Pollyana Laís Huf Cardoso - vice
Luis Coradin - tesoureiro
Cláudio Huf - vice
Alcides Júnior - conselho fiscal
Wagner Grünhaagen - conselho fiscal
Sandro Ferreira - conselho fiscal

Cabe ainda lembra que a Congregação São Marcos prevê, em seu Estatuto, 2 assembleias anuais de membros votantes. Nessas assembleias são discutidas e tomadas decisões mais importantes para o todo da Comunidade.